Meu EgO

É...Demorei um pouco a escrever sobre isso...Mas é que venho matutano sobre esse lance... "EGO"... Não vou mentir, de fato eu tenho o meu ego muito elevado, diria até demais, mas o fato é que eu gosto muito que as outras pessoas leiam o que eu escrevo e que deem sua opinião, só guardo aquilo que realmente fará alguma diferença...
Mas o motivo de eu estar escrevendo hoje pra falar de Ego é devido a um fato inusitado nessa minha iniciante vida de escritora... Se assim eu posso me considerar... Pois bem, o meu professor de Didática da Licenciatura em Língua Portuguesa teve contato com o meu blog, e ele leu justo o texto em que eu intitulei "Eu sou", onde eu começo dizendo que eu sou louca. E mais, ele contou para a minha trma sobre o meu blog, perguntou se alguém já tinha lido algum dos meus textos, e disse que estava pensando em usar algum trecho de um dos meus textos em uma avaliação... Imagina isso? A última vez que algum professor elogiou um texto meu, fez com que eu desistisse da área de biológicas e caísse de cabeça na área de humanas, não me arrependo de estar cursando Letras, gosto demais do meu curso, e sei que vai me ajudar a aprimorar os conhecimentos. Desde então o professor vem me "usando" em sala de aula, calma, como exemplo... Disse que eu estava à frente da turma em relação a alguns seminários. E ontem ele disse que me pediria ajuda para montar um blog!! Fiquei super feliz. E pra ser sincera, toda vez que ele fala sobre mim, eu me me assusto. É porque eu não espero mesmo que ele vá falar meue nome, e quando fala... Eu incho...hehehehe... Eu gosto disso. Faz com que eu me sinta bem, que eu tenha mais vontade de escrever, de aprender... 
Não sei se a qualidade dos meus texto realmente são boas, mas tento me esforçar ao máximo para dizer exatamente aquilo que eu tô sentindo... Mesmo que seja em uma explosão de raiva...
"O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego."
Creio que a importância do ego na vida de uma pessoa extrapola a visão crítica das pessoas, pode ser meio que incompreesível esse lance de Ego... Porque algumas pessoas possuem um Ego tão elevado e outras não possuem ou o possuem de forma tão baixa, o que ocasiona muitas vezes na decepção em tudo o que se faz... Não sou psicóloga, mas um dia serei, se DEUS quiser, mas acho que isso é muito complicado de se explicar... Eu, por exemplo, tenho o Ego altíssimo, e digo que chega q tocar no superego, que por definição diz-se da consciência a cima do Ego, para Lacan se trata do DESEJO, do Goza, ou seja, trata-se da "instância em que o individuao não vai deixar faltar". Eu não passo dos limites para alcançar as coisas, não exagero para que alcance a satisfação do meu ser...
O fato é que eu procuro sempre estar a frente, sim, isso é verdade... Não sou uma boa aluna, não vou em todas as aulas, não leio praticamente nenhum texto, não consigo prestar atenção em uma aula por completo... Vivi viajando... Indo em busca de coisas novas em meu mundo... Na minha mente louca... Não sou eu quem sou louca de fato... Minha mente é uma loucura... E me Ego... Ah! o meu Ego, este está aqui, sempre... Sempre que posso eu o alimento, ou melhor, deixo que ele seja alimentado... É muito boa essa sensação de SATISFAÇÃO, é bom saber que você faz bem algo que se gosta de fazer... E pensando nisso psicologicamente, o Ego é algo da consciência, e não do inconsciente do ser... Sendo assim eu sou totalmente consciente quando me sinto envermelhar por um elogio... É uma espécie de constrangimento contido...
Só um conselho... Faça de tudo para que seu Ego seja elevado... Procure estar sempre em Caps Lock, como disse o Bial... Não permita que ninguém dissolva aquilo que você faz de melhor com críticas infundadas e particulares... Pode ser que no meio de uma multidão uma pessoa goste do que você faz, e dessa forma fazer com que você tenha vontade, tenha o DESEJO de crescer, de melhorar e de conquistar... Porque como disse o meu professor de Didática da Licenciatura: "Você pode encontrar um(a) grande pensador(a) em uma sala de aula com 40 alunos, e não em meio a uma multidão de grandes homens...

Comentários

Postagens mais visitadas