Dia Internacional das Mulheres...

Todas as mulheres comemoram com zelo o seu dia internacional... Mas nem todas elas sabem o real motivo de se comemorar o dia das mulheres...
Um pouco de HISTÓRIA...
O Dia Internacional da Mulher está relacionado aos movimentos socialistas feministas dos fins do século XIX ao início do século XX, que reivindicavam a igualdade entre homens e mulheres em todas as áreas da sociedade. O primeiro Dia da Mulher foi comemorado em Chicago em 3 de maio de 1908, onde 1500 mulheres reclamavam igualdade de direitos com os homens. Em 1909 foi comemorado em Nova Iorque em 28 de fevereiro, e enfatizava o direito da mulher ao voto. Em 1910, foi comemorado em 27 de fevereiro, após um período de mais de três meses de greve, na qual 80% dos grevistas eram mulheres.
Tal greve chamou a atenção da sociedade da época para a situação precária das mulheres. Em 1911, inspiradas pelas mulheres norte-americanas, as alemãs celebram o dia da Mulher em 19 de março, e as suecas em primeiro de maio. Na Rússia, ainda sob o regime dos Czares, as mulheres que celebraram o Dia da Mulher foram duramente reprimidas, chegando a ser presas. Mas o movimento foi ganhando vulto internacional. Em cada país era celebrado numa data diferente e sempre enfatizava o direito das mulheres ao voto. Em 1914, as alemãs comemoram no dia 8 de março, escolhendo essa data mais por questões práticas do que em homenagem a algum acontecimento especial.
Conta a lenda que no dia 8 de março de 1922, durante a explosão industrial -  a título de curiosidade, os operários das indústrias, em sua grande maioria, eram mulheres e crianças, porque eram mãos de obra baratas - Cerca de 100 mulheres foram presas dentro de uma das fábricas pelo que dizem em Nova Iorque, Cottons, fábrica de tecidos, e foram queimadas vivas, como forma de repreender às suas reivindicações por melhores condições de trabalho, uma delas era a redução da jornada  de trabalho de 16h para 10 horas ao dias..
Não sou feminista, nem machista, nem marxista... Esses tal de ista me incomodam muito, na verdade acho que tudo não passa de uma forma de querer aparecer, às vezes a pessoa não é nada daquilo, e nem sabe o porque de ser tão radical com qualquer coisa que vá contra os preceitos de quem se diz um ista qualquer.
Nesse caso da escolha da data como sendo o Dia Internacional das Mulheres, eu pergunto: "Há de se comemorar realmente o nosso dia internacional, no dia em que muitas mulheres foram queimadas vivas"? Na verdade toda comemoração tem por trás algo obscuro como essa história. Creio que as comemorações deviam seguir uma certa lógica: Comemoremos as conquistas! Tudo bem que pode ser que as melhorias nas condições de trabalho da mulher tenham sido conquistadas após esse acontecimento, mas que fosse comemorado em um dia em que as mulheres tenham saído às ruas em busca de seus direitos e tenham sido atendidas...
E quando aos istas e ismos... Feministas lutam, reivindicam... Mas não param pra pensar nisso, querem um dia... Têm um dia, mas pra quê? O dia da mulher deveria ser todos os dias, porque todos os dias em algum lugar do mundo, uma mulher conquista alguma coisa em sua vida, seja na vida pessoal ou profissional... É certo, elas, as feministas, não percebem ou não querem enchergar que existem muitos países do mundo onde as mulheres não possuem nenhuma liberdade intelectual, não falo dos países grandes como a Índia, ou qualquer outro país conhecido... Falo dos países pequenos da África, onde as mulheres não podem ver TV durante todo o dia, que não podem ver quaisquer programas, que não podem, ou não sabem mexer em celular, isso se o tiverem... Que não sabem mexer em computadores... Brigam tanto por igualdade, que muitas vezes se esquecem de pequenos detalhes como este!
Tudo bem que a igualdade entre homem e mulher deveria ultrapassar a cultura dos países... Mass não é bem assim... Se existem feministas, existem machistas, e eles nunca entrarão em concenso, então pra quê tudo isso? Eu acho que as mulheres deveriam poder fazer tudo o que os homens fazem sem nenhum preconceito, me lembrei daquele filme em que a atriz Demi Moore resolve entrar para o exército, e lá é tratada igual um homem, mas para que ela desistisse de tentar entrar para o exército VIRIL dos Estados Unidos... Mas de nada adiantou... 
As mulheres são fortes o suficiente para lutarem por seus direitos, basta apenas eles perceberem isso! Já havia dito em outro post, dizem que eu sou uma mulher a frente do meu tempo, e eu digo, Graças a DEUS, porque se eu tivesse vivido na época em que essas mulheres foram queimadas, e se estivesse lá para poder vingar-me, eu o faria, mas não por ismos, mas por saber que isso é uma coisa ilógica de se fazer com qualquer tipo de vida... Foi um massacre, uma carnificina!!!
Por isso mulheres, parem e pensem: Comemorar? Pra quê comemorar em um só dia, principalmente sabendo o motivo da comemoração... Vale a pena comemorar a morte de cerca de 100 mulheres? E outra, o nosso dia deveria ser comemorado todos os dias!!! 
Essa data só foi criada para que os comerciantes pudessem vender mais, pois em cada data comemorativa surgem promoções diversas... Não peçam presentes em um dia apenas, mesmo que não seja, nós merecemos presentes todos os dias, e não quando mulheres foram queimadas por lutarem por nossos direitos!!! Reivindiquem!!!

Comentários

Victor Faria disse…
Sou homem e já conehcia a história. Essas mulheres entraram pra história de uma forma muito triste.
Luiza Shaddix disse…
ai amiga vou te dar um conselho,uma BOA critica,so de ver o texto ja deu broxou a vontade de ler pois ele è MUITO longo :p è so uma boa critica proxima vez c ja sabe ;) bjs
Variável mente disse…
Na verdade Luiza, bons textos não são vistos pelo tamanho...Mas sim pelo que eles falam...Mas vlw pela crítica...
Alice e Sofia disse…
Adorei o blog, e em relação ao comentário da Luiza, eu acho que se o tamanho fosse algo capaz de "broxar" um leitor, ninguém lia mais as matérias da superinteressante, por exemplo. O texto tem que ser bom e prender o leitor e o seu faz muito bem isso. parabéns :*

Postagens mais visitadas