Depois do Filho

Depois que se tem um filho, o trabalho chato já não importa... Não importa se o salário tão sonhado durante a faculdade, não foi alcançado. Só pensamos na estabilidade e se o salário é o suficiente para dar aos nossos filho o mínimo de conforto necessário para viver.
Depois de um filho, as prioridades mudam, os sonhos mudam... Os medos passam a ser outros... Os sonhos??? Ahhh!! Esses mudam mesmo!! Se antes sonhávamos com uma vida em outro lugar, com regalias, com conforto além do limite... Tudo vai por água abaixo! Claro que sonhamos com uma vida melhor pra gente e pros nossos filhos, mas eles vêm em primeiro lugar... Sonhamos em vê-los numa faculdade, e gastaríamos todo o nosso dinheiro para que isso aconteça. Compramos bolas, bonecas, bicicletas... Redecoramos quartos, fazemos festas de 15 anos dignas de uma princesa... Fazemos uma poupança generosa, viajamos pra Disney!! Os roteiros mudam... Se antes queríamos locais com festas e badalações, passamos a procurar hotéis com playground, com serviço de babá!!
Um filho faz com que as nossas lutas, batalhas e guerras mudem!! Brigaríamos com o mundo... Desafiaríamos tudo e todos para proteger a nossa cria!! Viramos leoas se algo ameça a felicidade e o bem estar dos nossos filhotes!! Passamos a protegê-los de forma imensurável!!
Mudamos nossas preocupações... Antes pensávamos em nos arrumar, maquiar, escovar os cabelos antes de sair... Depois dos filhos, a nossa preocupação é arrumá-los, vesti-los, penteá-los, amamentá-los, e só depois vamos cuidar da gente... Se der tempo a gente passa um batonzinho, se não der? Vai de cara lavada mesmo que tá bom!! Dividimos as nossas compras de roupas e sapatos com eles... Se comprávamos porcarias no supermercado, isso se transforma em leite, fralda, lenços e mucilon!!
Perdemos um pedaço do nosso guarda roupa, passamos a dividir o nosso espelho!!
Tempo? Se antes era contado, agora não se dá pra medir!! É trabalho, mercado, brincadeira e mais brincadeira!! Passaríamos 3 noites em claro com os nossos pequenos, mas não aguentaríamos a labuta de 3 noites em claro em uma Rave!! A gente passa a se cuidar mais, mais da nossa saúde, porque se adoecermos, quem cuidará do filho? O filho é da mãe!!
Deixamos de lado a opinião dos outros sobre como criar os nossos filhos, e vez ou outra nos lembramos que, um dia, a gente já deu ou ainda vai dar opinião na vida de outras mamães!! Passamos a entender que só as mães realmente entendem os seus próprios filhos!! Descobrimos que nem tudo o que falam sobre maternidade é bem do jeito que a gente imaginava ou escutava... E que algumas coisas são mais fáceis e outras mais difíceis!!  Vemos e sentimos na pele, o quão doloroso e maravilhoso é amamentar... Como é perfeito aquele momento único entre mãe e filho... Os olhares trocados, o sorriso de canto de boca, o leite escorrendo... E junto a dor de um mamilo machucado, ferido, sangrante!!!
Depois do filho, a mulher vira mãe... Solteira ou casada, ela é mãe!! E o filho, como já disse, é da mãe!! O pai ajuda, ajuda financeiramente, emocionalmente... Ele carrega, acalenta, faz uma mamadeira, mas se o filho adoece, o colo que acalenta é da mãe!! Quando a mãe, em seu estado civil solteira, ela faz tudo... E se o pai ajuda, às vezes é só financeiramente, não há apoio a ela, muito menos ao filho. Algumas vezes, ou a maioria delas o pai simplesmente se ausenta, ou acredita que a participação parcial, compensa todo o resto!! Esses pais acreditam que pensão é uma espécie de pagamento que justifica ou obriga, a nós mães, deixarem que eles levem nossos pequenos.
Depois do filho, a gente desconfia de tudo, abençoamos nossos pequenos a cada elogio recebido! Nos incomoda os pedidos de "deixa eu carregar", "posso passar a mão na sua barriga?" Isso se pedem!! Nos tornamos mais cuidadosas, se alguma coisa está fora do que acreditamos, logo desconfiamos... Se as crenças não batem, sempre temos o pé atrás...
Nos tornamos 2, 3 se for necessário... Damos conta da casa, do trabalho, do filho!! Fazemos coisas nunca antes imaginadas... Choramos em festas e apresentações na escola... Mas antes disso há choro pelo primeiro dia de aula ou da creche... Pela primeira palavra falada, pelo primeiro passinho dado... Há choro, pelo primeiro choro ouvido!! Pela primeira cólica... Pelo positivo no exame!! Nos tornamos choronas, não fracas, não sensíveis!! Pelo contrário, nos tornamos mais fortes do que nunca!! 

Comentários

Postagens mais visitadas