Nenhum a menos


1.Introdução
1.1 Ficha técnica completa do filme
Diretor: Yimou Zhang
Elenco:  Wei Minzhi (Professora Wei);  Zhang Huike (Zhang Huike); Tian Zhenda (Prefeito Tian);
Gao Enman (Professor Gao); Feng Yuying (Recepcionista da TV); Liu Hanzhi (Mãe de Zhang Huike); Wu Wanlu (diretor de TV) e Bai Mei (dona do restaurante)
Produção: Zhao Yu
Roteiro: Shi Xiangsheng
Fotografia: Hou Yong
Trilha Sonora: San Bao
Duração: 106 min.
Ano: 1998
País: China
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

1.1 Identificação dos personagens principais (nome e breve descrição de sua atuação no enredo).
Os personagens do filme têm o mesmo nome da vida real.
  • Wei Minzhi, Professora Wei – Tem apenas 13 e foi escalada para dar aulas em uma escola na zona rural da China. Tendo cursado somente o primário. Ela permanecerá na escola por apenas um mês, e fará de um quarto no fundo da sala, sua morada, que será compartilhada com outros alunos. Apesar da pouca idade, Wei demonstra ter persistência para ensinar os seus alunos. Aconselhada pelo professor Gao a não deixar que nenhum aluno saia da escola e vá embora, Wei passa a se preocupar constantemente com essa possibilidade de saída escola. Há também no filme o professor Gao; quando sua mãe adoece, o professor é obrigado a se retirar por algum tempo, com o objetivo de visitá-la, pois está à beira da morte.
  • O aluno Zhang Huike – que foi obrigado a buscar trabalho na cidade e assim deixou a escola. A pequena professora parte para a cidade em busca de seu aluno.
1.2 Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
Para mim, o que mais se assemelha à disciplina é a nossa visão de que o ensino aprendizado só parte de um lugar, do professor para o aluno. Mesmo que Wei seja vista como professora, a idade dela para com os seus alunos não é muito diferente, assim o ensino é passado de uma criança para outra. A questão da evasão escolar, e a grande preocupação que a pequena professora demonstra com a saída dos alunos da escola, faz com que observemos com outros olhos a postura que os nossos professores têm frente a esse problema que é tão real em qualquer escola, seja da zona rural ou da zona urbana ou de escolas centrais ou de escolas de periferia.
2.Desenvolvimento
2.2 Síntese da história
O filme conta a história de uma pequena professora – Wei Minzhi – que fora contratada para substituir um professor – Gao –, de uma comunidade rural da China, durante 1 mês, para que este pudesse fazer uma viagem. A gartota aceita substituí-lo pois sua família se encontrava em uma situação de grande pobreza. Uma das missões da professora é que não deixasse nenhum aluno largar a escola, quando Wei chega, Gao já havia perdido 10 alunos. Para isso, Wei faz a chamada todos os dias e depois passa para os alunos os deveres de cópias das lições escritas no quadro negro. Ela só possuía um giz para cada dia de aula. Para ela o importante era que os alunos não deixassem a escola, não se importando se eles estavam aprendendo ou não.
Os alunos dormiam na escola, assim como a professora. Alguns dividiam um pequeno quarto com Wei, os outros dormiam na sala de aula, e improvisavam camas com as carteiras.
Após brigar com o prefeito da cidadezinha que queria levar uma aluna para o centro da cidade para treinar corrida, mas em vão, Wei parte em uma aventura em busca de um dos alunos, Zhang Huike que fugiu com a família em busca de trabalho.
Depois de tentar de todas as maneiras conseguir que o prefeito lhe pagasse a passagem para pegar o menino de volta e traze-lo a escola, sem conseguir êxito, ela juntamente com seus alunos vão trabalhar na olaria da região para arranjar o dinheiro, como levariam muitos dias para isso, os alunos sugerem que ela vá de penetra no ônibus. A tentativa foi frustrada e logo ela foi colocada para fora do ônibus, andou a pé, de carona e chegou a cidade. Foi a procura do menino e descobriu que o mesmo tinha se perdido na rodoviária. Começou nova luta para o encontrar. Até que chegou a uma emissora de televisão e ficou na frente da mesma até o diretor a receber. Quando estava dando a entrevista, o menino foi encontrado e devolvido a cidade juntamente com ela pela emissora. A cidade e a escola foram filmadas e feita doações para a prefeitura fazer melhoria na escola, resta saber se realmente o prefeito usou o dinheiro para este fim. Isso mostra que a evasão escolar está associada à pobreza da população daquele vilarejo, e de todos os municípios pobres do mundo.

2.3 Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas).
·         Primeira aula de Wei – Demonstra nenhuma maturidade e pouco conhecimento, principalmente por se tratar de uma sala multisseriada. A menina a partir da prática quase forçada transforma-se em uma professora, enquanto deveria ser apenas uma aluna.
·         A briga de Wei com o prefeito e a sua saga em busca de Zhang – Pois demonstra como a menina se preocupava com a saída dos alunos da escola, mesmo que sua preocupação fosse apenas essa.
2.4 Momentos de maior relação com a disciplina
Comparando com a disciplina percebo que um educador sempre tem que ir além do que se pede, identificando as necessidades de seus alunos e procurando supri-las, embora muitas vezes possa não encontrar apoio, seja da direção da escola, dos pais dos alunos e até mesmo do governo.  Podemos nos colocar como a pequena Wei, que não tinha prática para lecionar, mas que com o tempo alcança o necessário para repassar aos alunos o que aprendeu.


 3.Conclusão
3.1 Opinião pessoal sobre o filme
É um filme muito bom, e também já havia assistido a esse filme, e o que impressiona é a determinação da professora, que depois de fazer a promessa ao professor de que manteria a turma sem nenhum a menos, luta com o prefeito para que uma de suas alunas não seja levada para ser treinada como corredora e também a incrível jornada em busca de um de seus alunos que deixou de estudar para procurar trabalho na cidade.

3.2. Grau de satisfação das expectativas pessoais
Gostei muito deste filme, e como o filme Escola da Vida, a primeira vez que assisti, não o assisti com essa finalidade. O filme supera as expectativas de qualquer um que assiste, pois espera-se um filme artificial, onde os atores agem conforme as marcações, mas o que nós vemos nesse filme são cenas em que as crianças agem naturalmente, condizentes com a “realidade” empregada pelo diretor e roteirista do filme.
3.3 Sugestões para futuras sessões.
·         O primeiro da classe – História de um menino que tinha síndrome de Tourette e que se forma professor;
·         Entre os muros da escola – Retrata o choque cultural entre alunos da periferia de Paris;
·         Sociedade dos Poetas Mortos – Conta a história de uma escola só para rapazes que recebe um professor novo de literatura, que incentiva os alunos a descobrir suas paixões;
·         Gênio indomável – Ocorre fora da sala de aula, mas apresenta a necessidade de se ter alguém que nos incentive a buscar uma vida melhor.
4. Anexos
4.1 Críticas sobre o filme
Não tenho críticas a fazer para este filme, mesmo que apresente uma realidade praticamente impossível nos dias de hoje e na situação social em que vivemos.

Comentários

Postagens mais visitadas