Nenhum a menos
1.Introdução
1.1
Ficha técnica completa do filme
Diretor: Yimou
Zhang
Elenco:
Wei Minzhi (Professora Wei); Zhang Huike
(Zhang Huike); Tian Zhenda (Prefeito Tian);
Gao Enman (Professor Gao); Feng Yuying
(Recepcionista da TV); Liu Hanzhi (Mãe de Zhang Huike); Wu Wanlu (diretor de
TV) e Bai Mei (dona do restaurante)
Produção: Zhao
Yu
Roteiro: Shi
Xiangsheng
Fotografia: Hou
Yong
Trilha Sonora: San
Bao
Duração: 106
min.
Ano: 1998
País: China
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não
definida
1.1
Identificação dos personagens principais (nome e breve descrição de sua atuação
no enredo).
Os personagens do filme têm o mesmo nome
da vida real.
- Wei
Minzhi, Professora Wei – Tem apenas 13 e foi escalada para dar aulas em
uma escola na zona rural da China. Tendo cursado somente o primário. Ela
permanecerá na escola por apenas um mês, e fará de um quarto no fundo da
sala, sua morada, que será compartilhada com outros alunos. Apesar da
pouca idade, Wei demonstra ter persistência para ensinar os seus alunos.
Aconselhada pelo professor Gao a não deixar que nenhum aluno saia da
escola e vá embora, Wei passa a se preocupar constantemente com essa
possibilidade de saída escola. Há também no filme o professor Gao; quando
sua mãe adoece, o professor é obrigado a se retirar por algum tempo, com o
objetivo de visitá-la, pois está à beira da morte.
- O
aluno Zhang Huike – que foi obrigado a buscar trabalho na cidade e assim
deixou a escola. A pequena professora parte para a cidade em busca de seu
aluno.
1.2
Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
Para mim, o que mais se
assemelha à disciplina é a nossa visão de que o ensino aprendizado só parte de
um lugar, do professor para o aluno. Mesmo que Wei seja vista como professora,
a idade dela para com os seus alunos não é muito diferente, assim o ensino é
passado de uma criança para outra. A questão da evasão escolar, e a grande
preocupação que a pequena professora demonstra com a saída dos alunos da
escola, faz com que observemos com outros olhos a postura que os nossos
professores têm frente a esse problema que é tão real em qualquer escola, seja
da zona rural ou da zona urbana ou de escolas centrais ou de escolas de
periferia.
2.Desenvolvimento
2.2
Síntese da história
O filme conta a
história de uma pequena professora – Wei Minzhi – que fora contratada para
substituir um professor – Gao –, de uma comunidade rural da China, durante 1
mês, para que este pudesse fazer uma viagem. A gartota aceita substituí-lo pois
sua família se encontrava em uma situação de grande pobreza. Uma das missões da
professora é que não deixasse nenhum aluno largar a escola, quando Wei chega,
Gao já havia perdido 10 alunos. Para isso, Wei faz a chamada todos os dias e depois passa para os alunos os deveres
de cópias das lições escritas no quadro negro. Ela só possuía um giz para cada
dia de aula. Para ela o importante era que os alunos não deixassem a escola,
não se importando se eles estavam aprendendo ou não.
Os alunos dormiam na escola, assim como a professora. Alguns dividiam um
pequeno quarto com Wei, os outros dormiam na sala de aula, e improvisavam camas
com as carteiras.
Após brigar com o prefeito da cidadezinha que queria levar uma aluna
para o centro da cidade para treinar corrida, mas em vão, Wei parte em uma
aventura em busca de um dos alunos, Zhang Huike que fugiu com a família em
busca de trabalho.
Depois de tentar de
todas as maneiras conseguir que o prefeito lhe pagasse a passagem para pegar o
menino de volta e traze-lo a escola, sem conseguir êxito, ela juntamente com
seus alunos vão trabalhar na olaria da região para arranjar o dinheiro, como
levariam muitos dias para isso, os alunos sugerem que ela vá de penetra no
ônibus. A tentativa foi frustrada e logo ela foi colocada para fora do ônibus,
andou a pé, de carona e chegou a cidade. Foi a procura do menino e descobriu
que o mesmo tinha se perdido na rodoviária. Começou nova luta para o encontrar.
Até que chegou a uma emissora de televisão e ficou na frente da mesma até o
diretor a receber. Quando estava dando a entrevista, o menino foi encontrado e
devolvido a cidade juntamente com ela pela emissora. A cidade e a escola foram
filmadas e feita doações para a prefeitura fazer melhoria na escola, resta
saber se realmente o prefeito usou o dinheiro para este fim. Isso mostra que a
evasão escolar está associada à pobreza da população daquele vilarejo, e de
todos os municípios pobres do mundo.
2.3
Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas).
·
Primeira aula de Wei – Demonstra nenhuma
maturidade e pouco conhecimento, principalmente por se tratar de uma sala
multisseriada. A menina a partir da prática quase forçada transforma-se em uma
professora, enquanto deveria ser apenas uma aluna.
·
A briga de Wei com o prefeito e a sua
saga em busca de Zhang – Pois demonstra como a menina se preocupava com a saída
dos alunos da escola, mesmo que sua preocupação fosse apenas essa.
2.4
Momentos de maior relação com a disciplina
Comparando com a disciplina percebo que um educador sempre
tem que ir além do que se pede, identificando as necessidades de seus alunos e
procurando supri-las, embora muitas vezes possa não encontrar apoio, seja da
direção da escola, dos pais dos alunos e até mesmo do governo. Podemos nos colocar como a pequena Wei, que
não tinha prática para lecionar, mas que com o tempo alcança o necessário para
repassar aos alunos o que aprendeu.
3.Conclusão
3.1
Opinião pessoal sobre o filme
É um filme muito bom, e
também já havia assistido a esse filme, e o que impressiona é a determinação da
professora, que depois de fazer a promessa ao professor de que manteria a turma
sem nenhum a menos, luta com o prefeito para que uma de suas alunas não seja
levada para ser treinada como corredora e também a incrível jornada em busca de
um de seus alunos que deixou de estudar para procurar trabalho na cidade.
3.2.
Grau de satisfação das expectativas pessoais
Gostei muito deste
filme, e como o filme Escola da Vida, a primeira vez que assisti, não o assisti
com essa finalidade. O filme supera as expectativas de qualquer um que assiste,
pois espera-se um filme artificial, onde os atores agem conforme as marcações,
mas o que nós vemos nesse filme são cenas em que as crianças agem naturalmente,
condizentes com a “realidade” empregada pelo diretor e roteirista do filme.
3.3
Sugestões para futuras sessões.
·
O primeiro da classe – História de um menino que tinha síndrome de Tourette
e que se forma professor;
·
Entre os muros da escola – Retrata o choque cultural entre alunos da periferia
de Paris;
·
Sociedade dos Poetas Mortos – Conta a história de uma escola só para rapazes que
recebe um professor novo de literatura, que incentiva os alunos a descobrir
suas paixões;
·
Gênio indomável – Ocorre fora da sala de aula, mas apresenta a necessidade
de se ter alguém que nos incentive a buscar uma vida melhor.
4. Anexos
4.1
Críticas sobre o filme
Não tenho críticas a
fazer para este filme, mesmo que apresente uma realidade praticamente
impossível nos dias de hoje e na situação social em que vivemos.
Comentários