Minhas Tardes com Margueritte


1.Introdução
1.1. Ficha técnica completa do filme:

Diretor: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey, Jean-
François Stévenin, François-Xavier Demaison, Claire Maurier, Sophie Guillemin
Produção: Louis Becker
Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie
Fotografia: Arthur Cloquet
Trilha Sonora: Laurent Voulzy
Duração: 82 min.
Ano: 2010
País: França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Imovision
Estúdio: ICE3



1.2. Identificação dos personagens principais (nome e breve descrição de sua atuação no enredo)

·         Germain é um adulto que, na infância fora rejeitado pela mãe, e humilhado na escola, se tornando motivo de piada para seus colegas por não conseguir resolver as questões que o professor mandava. Ao se tornar um homem, a rejeição da sua mãe continuou, eles moravam lado a lado em trailers. Por tudo o que ele passou na escola, não concluiu o 1º grau, assim fazendo vários trabalhos para se sustentar. Germain apresenta dificuldades de leitura, e todos riem dele por isso. Ele tem consciência de suas dificuldades, mas nem por isso deixa de ajudar os outros.
·         Margueritte, é uma senhora de cerca de 90 anos, que mora em um asilo. Ela gosta de passar as tardes no parque, local onde conhece o Germain. Como Margueritte ama a leitura, depois de algumas conversas ela resolve ler um livro pra Germain, em voz alta, após 10 dias de leitura, ela dá o livro para o novo amigo, que tenta em sua casa, mesmo com dificuldades, lê-lo. Assim, Margueritte começa a apresentar o mundo da leitura para Germain, que, assim como ela, começa a se apaixonar pelos livros.

1.3. Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
O filme envolve temas como o bullying, o desinteresse dos pais para com seus filhos. Nesse sentido, podemos relacioná-lo com as situações que vivenciamos em nosso estágio, desde a relação dos alunos uns com os outros, sobre as piadas, as brincadeiras que parecem passar sem importância, os pais que não se preocupam com a educação dos filhos, e acham que a escola deve dar conta dos problemas que os filhos apresentam, e o mais legal, é relacionar a amizade de Marguerite com Germain, no que concerne a relação que poderia (e deveria) haver entre os alunos e os professores.

2.Desenvolvimento

2.1. Síntese da história:
Germain é um feirante da cidade de Pons. Mora ao lado de sua mãe em um estacionamento de trailers. Mantém um relacionamento com uma mulher mais nova do que ele, motorista de ônibus. Nas suas tardes livres, ele vai ao parque, e é lá que conhece Margueritte e começa a ter aulas de leitura com essa doce velhinha. As aulas de leitura ajudaram Germain a lidar com seus problemas da infância, a se relacionar com a sua mãe e a se conhecer, e conhecer a vida de uma forma mais doce e agradável.
As tardes com Margueritte fizeram com que Germain refletisse sobre toda a sua vida, que se percebesse a sua inutilidade. Ele passa a refletir sobre sua infância problemática, os maus tratos da mãe, as humilhações dos professores e dos colegas, a falta de um pai. Margueritte para Germain se torna o porto seguro, a protetora, a educadora, e mais do que tudo isso, uma amiga.  
A leitura feita por Margueritte fez com que Germain se interessasse pelos livros e que sentisse vontade de aprender a ler e compreender todas aquelas belas palavras que saíam da boca de sua mais nova amiga. O impulso maior para que o humilde feirante iniciasse a leitura foi a confidência que lhe fizera Margueritte, estava ela a perder a visão. Para isso, ele pega um livro na biblioteca e treina a leitura em casa, até que um dia ele lê o livro para Margueritte.
Margueritte muda de asilo devido a falta de dinheiro dos seus sobrinhos. A mãe de Germain morre e ele descobre que mesmo sem demonstrar, sua mãe o amava. No fim sua namorada descobre que está grávida, e Germain, tomado de grande felicidade e gratidão, vai até o novo asilo de Margueritte e a tira de lá, levando-a para a sua casa.

2.2. Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas):
·         A postura do professor de Germain – Pois nos fazem refletir sobre a postura que devemos ter em uma sala de aula, que não deve ser (nunca) a mesma postura que o professor de Germain apresenta nos momentos em que ele não sabe responder às questões propostas.
·         As tardes com Margueritte – Pois são nessas tardes que o “bronco” Germain começa a ter contato (real) com o mundo da leitura, e dessa forma passa a gostar dos livros e se interessar por eles. A partir daí Germain começa a ver a vida com outros olhos.
·         A surpresa de Germain – Quando Germain aprende a ler motivado por Margueritte, suas tentativas em casa, sozinho, demonstram como ele foi consumido pelo mundo dos livros, pelas palavras. Assim devemos ser como educadores, devemos conseguir semear o interesse pela leitura em nossos alunos.


2.4 Momentos de maior relação com a disciplina
Creio que os momentos de maior relação com a disciplina vão de encontro com a infância de Germain, quando o professor não se preocupava em ensiná-lo de verdade, mas sim o rechaçava na frente dos alunos em oposição à postura de Margueritte para ensiná-lo a ler. Devemos ser capazes de refletir sobre nossa postura como futuros professores, como transmissores do conhecimento e do interesse pela leitura.
3.Conclusão
3.1 Opinião pessoal sobre o filme:
O filme é muito bonito, com uma história incrível, capaz de me fazer refletir sobre minha postura como futura professora e os possíveis motivos daquela criança ter dificuldades de aprendizado.
Para mim, Margueritte foi a verdadeira educadora de Germain. Ele aprendeu, o pouco que sabe, da pior maneira, ele nunca teve ninguém que o ajudasse, mas mesmo assim manteve-se com o coração bondoso. Suas palavras eram condizentes com tudo aquilo que ele havia vivido, mas os livros fizeram com que ele mudasse, com que ele tivesse esperança de uma vida mais alegre, mais leve e mais feliz.
Precisamos ter essa sensibilidade, a mesma que Margueritte teve, reconhecermos que cada aluno tem seu tempo para aprender, que cada aluno tem suas particularidades.

3.2. Grau de satisfação das expectativas pessoais
Não conhecia esse título, e nunca seria um filme que eu alugaria em uma locadora, não tinha grandes expectativas sobre a história, mas confesso que fiquei emocionada com filme, e achei a história muito importante para reflexões acerca do que é ser realmente um professor.
3.3. Sugestões para futuras sessões.
·         Meu nome é Khan – Uma criança mulçumana com problemas que vai morar nos EUA, e que passa por todos os dilemas do pós 11 de setembro;
·         Educação – Dilema entre a educação pela vida e educação da escola;
·         Como uma estrela no céu: Toda criança é especial – História de uma criança com dislexia que vai estudar em um internato.
·         Adam – Um jovem com dificuldade de se relacionar com os outros e que conhece uma bela jovem que começa a apresentá-lo para o mundo;


4. Anexos
4.1 Críticas sobre o filme.
                Não tenho nenhum

Comentários

Postagens mais visitadas