Minhas Tardes com Margueritte
1.Introdução
1.1.
Ficha técnica completa do filme:
Elenco:
Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey, Jean-
François
Stévenin, François-Xavier Demaison, Claire Maurier, Sophie Guillemin
Produção: Louis Becker
Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie
Fotografia:
Arthur Cloquet
Trilha
Sonora: Laurent Voulzy
Duração:
82 min.
Ano:
2010
País:
França
Gênero:
Drama
Cor: Colorido
Classificação: 12 anos
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Imovision
Estúdio: ICE3
1.2. Identificação dos
personagens principais (nome e breve descrição de sua atuação no enredo)
·
Germain é um adulto que, na infância fora rejeitado pela mãe, e
humilhado na escola, se tornando motivo de piada para seus colegas por não
conseguir resolver as questões que o professor mandava. Ao se tornar um homem,
a rejeição da sua mãe continuou, eles moravam lado a lado em trailers. Por tudo
o que ele passou na escola, não concluiu o 1º grau, assim fazendo vários
trabalhos para se sustentar. Germain apresenta dificuldades de leitura, e todos
riem dele por isso. Ele tem consciência de suas dificuldades, mas nem por isso
deixa de ajudar os outros.
·
Margueritte, é uma senhora de cerca de 90 anos, que mora em um
asilo. Ela gosta de passar as tardes no parque, local onde conhece o Germain.
Como Margueritte ama a leitura, depois de algumas conversas ela resolve ler um
livro pra Germain, em voz alta, após 10 dias de leitura, ela dá o livro para o
novo amigo, que tenta em sua casa, mesmo com dificuldades, lê-lo. Assim,
Margueritte começa a apresentar o mundo da leitura para Germain, que, assim
como ela, começa a se apaixonar pelos livros.
1.3.
Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
O filme envolve
temas como o bullying, o desinteresse dos pais para com seus filhos. Nesse
sentido, podemos relacioná-lo com as situações que vivenciamos em nosso
estágio, desde a relação dos alunos uns com os outros, sobre as piadas, as
brincadeiras que parecem passar sem importância, os pais que não se preocupam
com a educação dos filhos, e acham que a escola deve dar conta dos problemas
que os filhos apresentam, e o mais legal, é relacionar a amizade de Marguerite
com Germain, no que concerne a relação que poderia (e deveria) haver entre os
alunos e os professores.
2.Desenvolvimento
2.1.
Síntese da história:
Germain é um feirante da cidade de Pons. Mora ao lado de sua
mãe em um estacionamento de trailers. Mantém um relacionamento com uma mulher
mais nova do que ele, motorista de ônibus. Nas suas tardes livres, ele vai ao
parque, e é lá que conhece Margueritte e começa a ter aulas de leitura com essa
doce velhinha. As aulas de leitura ajudaram Germain a lidar com seus problemas
da infância, a se relacionar com a sua mãe e a se conhecer, e conhecer a vida
de uma forma mais doce e agradável.
As tardes com Margueritte fizeram com que Germain refletisse sobre toda
a sua vida, que se percebesse a sua inutilidade. Ele passa a refletir sobre sua
infância problemática, os maus tratos da mãe, as humilhações dos professores e
dos colegas, a falta de um pai. Margueritte para Germain se torna o porto
seguro, a protetora, a educadora, e mais do que tudo isso, uma amiga.
A leitura feita por Margueritte fez com que Germain se interessasse
pelos livros e que sentisse vontade de aprender a ler e compreender todas
aquelas belas palavras que saíam da boca de sua mais nova amiga. O impulso
maior para que o humilde feirante iniciasse a leitura foi a confidência que lhe
fizera Margueritte, estava ela a perder a visão. Para isso, ele pega um livro
na biblioteca e treina a leitura em casa, até que um dia ele lê o livro para
Margueritte.
Margueritte muda de asilo devido a falta de dinheiro dos seus sobrinhos.
A mãe de Germain morre e ele descobre que mesmo sem demonstrar, sua mãe o
amava. No fim sua namorada descobre que está grávida, e Germain, tomado de
grande felicidade e gratidão, vai até o novo asilo de Margueritte e a tira de lá,
levando-a para a sua casa.
2.2.
Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas):
·
A postura do professor de Germain – Pois nos
fazem refletir sobre a postura que devemos ter em uma sala de aula, que não
deve ser (nunca) a mesma postura que o professor de Germain apresenta nos
momentos em que ele não sabe responder às questões propostas.
·
As tardes com Margueritte – Pois são nessas
tardes que o “bronco” Germain começa a ter contato (real) com o mundo da
leitura, e dessa forma passa a gostar dos livros e se interessar por eles. A
partir daí Germain começa a ver a vida com outros olhos.
·
A surpresa de Germain – Quando Germain aprende a
ler motivado por Margueritte, suas tentativas em casa, sozinho, demonstram como
ele foi consumido pelo mundo dos livros, pelas palavras. Assim devemos ser como
educadores, devemos conseguir semear o interesse pela leitura em nossos alunos.
2.4
Momentos de maior relação com a disciplina
Creio que os momentos de maior relação com a disciplina vão
de encontro com a infância de Germain, quando o professor não se preocupava em
ensiná-lo de verdade, mas sim o rechaçava na frente dos alunos em oposição à
postura de Margueritte para ensiná-lo a ler. Devemos ser capazes de refletir
sobre nossa postura como futuros professores, como transmissores do
conhecimento e do interesse pela leitura.
3.Conclusão
3.1
Opinião pessoal sobre o filme:
O filme é muito bonito, com uma história incrível, capaz de
me fazer refletir sobre minha postura como futura professora e os possíveis
motivos daquela criança ter dificuldades de aprendizado.
Para mim, Margueritte foi a verdadeira educadora de Germain.
Ele aprendeu, o pouco que sabe, da pior maneira, ele nunca teve ninguém que o
ajudasse, mas mesmo assim manteve-se com o coração bondoso. Suas palavras eram
condizentes com tudo aquilo que ele havia vivido, mas os livros fizeram com que
ele mudasse, com que ele tivesse esperança de uma vida mais alegre, mais leve e
mais feliz.
Precisamos ter essa sensibilidade, a mesma que Margueritte
teve, reconhecermos que cada aluno tem seu tempo para aprender, que cada aluno
tem suas particularidades.
3.2.
Grau de satisfação das expectativas pessoais
Não conhecia esse título, e nunca seria um filme que eu
alugaria em uma locadora, não tinha grandes expectativas sobre a história, mas
confesso que fiquei emocionada com filme, e achei a história muito importante
para reflexões acerca do que é ser realmente um professor.
3.3.
Sugestões para futuras sessões.
·
Meu nome
é Khan – Uma criança mulçumana com problemas que vai morar nos EUA, e que
passa por todos os dilemas do pós 11 de setembro;
·
Educação
– Dilema entre a educação pela vida e educação da escola;
·
Como uma
estrela no céu: Toda criança é especial – História de uma criança com
dislexia que vai estudar em um internato.
·
Adam
– Um jovem com dificuldade de se relacionar com os outros e que conhece uma
bela jovem que começa a apresentá-lo para o mundo;
4.
Anexos
4.1
Críticas sobre o filme.
Não
tenho nenhum
Comentários