Escola da Vida
1.Introdução
1.1
Ficha técnica completa do filme
Título original: School of Life
Ano: 2004
Tempo: 113min
Censura: 14 anos
País: Canadá, EUA
Formato de Tela: Fullscreen
Região: 4
Legenda: Inglês, Português
Aúdio: Inglês (Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0)/
Português (Dolby Digital 2.0)
Produtora: California Filmes
1.1
Identificação dos personagens principais (nome e breve descrição de sua atuação
no enredo)
São dois os
personagens principais: o Senhor D – Ryan Reynolds – professor de História e o Matt – David
Paymer – professor de Biologia. Eles
se diferenciam por apresentar metodologias diferentes. O Matt busca prosseguir
com a metodologia do seu pai – Norman Warner (John Astin), que falece durante uma palestra, cujo título
de melhor professor do ano já o acompanhava há 43 anos, e o Professor D, que
utilizava metodologias criativas e modernas. E é a partir desse novo
método que ele chama atenção, tanto dos alunos quantos professores e demais
funcionários. Ele é admirado e se torna um exemplo para o professor Matt, que
passa a adotar a mesma estratégia de ensino de Sr. D.
1.2.
Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
O filme Escola da vida é têm elementos pertinentes ao ramo da educação,
fazendo alusão aos métodos e comportamentos encontrados nas instituições
escolares, pois faz ampla referência à metodologias pedagógicas de ensino
diferentes utilizadas pelos professores. Durante a realização do estágio, somos
levados a refletir sobre a postura dos nossos professores e dos professores que
nos acompanham no estágio, e assim construímos um fazer que seja nosso, uma
postura que seja nossa, mas que tenha como foco a transposição do conhecimento.
Em fim, a proposta do filme gira em torno da mudança de metodologia de ensino,
quando estas se tornam falhas.
2. Desenvolvimento
2.2
Síntese da história
É um filme que é passado numa
escola tradicional mas o diretor dá abertura a metodologias pedagógicas novas. Assim, trata-se a história de um professor que fora contratado para
substituir um professor que veio a falecer.
A diferença das idades entre os dois professores, e as diferentes
metodologias empregadas por cada um deles é a temática principal da história. O
filho desse professor que faleceu também trabalhava nessa mesma escola, e a
chegada desse novo professor criou uma mudança no comportamento de todos da
escola, uma vez que sua metodologia de ensino era bem diferente da tradicional,
assim, ele se torna um candidato ao título de melhor professor do ano, que seria
disputado por Matt, filho do professor falecido – Norman.
Quando Matt descobre sobre a
doença do Sr. D. e que ele havia levado uma foto que tirara com seu pai, onde o
mesmo o elogia, começa a perceber que ele não havia compreendido nada daquilo
que o seu pai tentara ensiná-lo. Assim ele muda a sua atitude e metodologia
dentro da sala de aula, passando a adotar a mesma metodologia e postura do Sr.
D.
2.3
Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas)
·
Apresentação do Sr. D – Pois com poucas palavras
ele consegue conquistar toda a turma.
·
Percepção do uso de uma metodologia “atrasada”
por parte do Matt – Pois essa percepção é importante para que, como professores
e detentores do conhecimento, possamos permanecer por este caminho ou mudarmos
de caminhos conforme o que a turma, em que estivermos lecionando, exija.
·
Metodologia usada pelo Sr. D – Quando o Sr. D
chega na escola com toda a sua metodologia diferencial, ele muda não somente os
alunos, mas toda a escola. Temos que ser como este professor, que é capaz de
mudar o pensamento de professores tradicionais, pensando sempre na busca de uma
educação de qualidade.
·
Diálogos entre o Matt e seu filho – Pois seu
filho faz com que ele repense sobre muitas de suas atitudes, e faz com que ele
veja o seu pai, o Sr, Norman com outros olhos.
2.4
Momentos de maior relação com a disciplina
Quando a metodologia do Sr. D é mostrada como estratégia para
se educar as crianças, fazendo com que repensemos sobre nossa postura como
futuros professores, principalmente sobre o que devemos levar de nossa
trajetória escolar. Devemos sempre buscar inovar as práticas educacionais
tradicionais, para isso que realizamos o estágio, para levar para as escolas um
pouco dos nossos pensamentos “inovadores” e diferenciais.
3.
Conclusão
3.1.
Opinião pessoal sobre o filme
O filme é muito legal, a história dele é condizente com a
realidade, pois demonstra duas posições opostas de professores que trabalham em
uma mesma escola. Mostrando que é possível termos posições diferentes de outros
professores, mesmo quando essa escola é considerada tradicional.
3.2
Grau de satisfação das expectativas pessoais
Já havia assistido a este filme, porém não com essa visão e
percepção. A história do filme é muito legal e real, mas é triste ao mesmo
tempo, pois a morte do Sr. D, faz com que realmente tomemos a nossa profissão
com prazer, pois como ele, mesmo no fim da vida, nunca desistiu de lecionar, de
passar para os alunos um pouco do conhecimento que ele possuía.
3.3
Sugestões para futuras sessões.
·
Escritores
da Liberdade – História de uma professora que gasta seu dinheiro para que
os alunos tenham livros que possam ler;
·
Meu
mestre minha vida – Assim como Escola da Vida, esse filme traz uma
abordagem muito parecida.
4.
Anexos
4.1
Críticas sobre o filme.
Não
tenho crítica sobre ele, pois o filme é muito bom e aborda temas reais para o
nosso cotidiano de professor.
Comentários