Escola da Vida


1.Introdução
1.1 Ficha técnica completa do filme
Título original: School of Life
Ano: 2004
Tempo: 113min
Censura: 14 anos
País: Canadá, EUA
Formato de Tela: Fullscreen
Região: 4
Legenda: Inglês, Português
Aúdio: Inglês (Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0)/ Português (Dolby Digital 2.0)
Produtora: California Filmes

1.1 Identificação dos personagens principais (nome e breve descrição de sua atuação no enredo)
São dois os personagens principais: o Senhor D – Ryan Reynolds – professor de História e o Matt – David Paymer – professor de Biologia. Eles se diferenciam por apresentar metodologias diferentes. O Matt busca prosseguir com a metodologia do seu pai – Norman Warner (John Astin), que falece durante uma palestra, cujo título de melhor professor do ano já o acompanhava há 43 anos, e o Professor D, que utilizava metodologias criativas e modernas. E é a partir desse novo método que ele chama atenção, tanto dos alunos quantos professores e demais funcionários. Ele é admirado e se torna um exemplo para o professor Matt, que passa a adotar a mesma estratégia de ensino de Sr. D.


1.2. Motivação: ligação entre a temática do filme e a disciplina
            O filme Escola da vida é têm elementos pertinentes ao ramo da educação, fazendo alusão aos métodos e comportamentos encontrados nas instituições escolares, pois faz ampla referência à metodologias pedagógicas de ensino diferentes utilizadas pelos professores. Durante a realização do estágio, somos levados a refletir sobre a postura dos nossos professores e dos professores que nos acompanham no estágio, e assim construímos um fazer que seja nosso, uma postura que seja nossa, mas que tenha como foco a transposição do conhecimento. Em fim, a proposta do filme gira em torno da mudança de metodologia de ensino, quando estas se tornam falhas.
 2. Desenvolvimento
2.2 Síntese da história
É um filme que é passado numa escola tradicional mas o diretor dá abertura a metodologias pedagógicas novas. Assim, trata-se a história de um professor que fora contratado para substituir um professor que veio a falecer.  A diferença das idades entre os dois professores, e as diferentes metodologias empregadas por cada um deles é a temática principal da história. O filho desse professor que faleceu também trabalhava nessa mesma escola, e a chegada desse novo professor criou uma mudança no comportamento de todos da escola, uma vez que sua metodologia de ensino era bem diferente da tradicional, assim, ele se torna um candidato ao título de melhor professor do ano, que seria disputado por Matt, filho do professor falecido – Norman.
Quando Matt descobre sobre a doença do Sr. D. e que ele havia levado uma foto que tirara com seu pai, onde o mesmo o elogia, começa a perceber que ele não havia compreendido nada daquilo que o seu pai tentara ensiná-lo. Assim ele muda a sua atitude e metodologia dentro da sala de aula, passando a adotar a mesma metodologia e postura do Sr. D.
2.3 Momentos do filme considerados mais importantes (com justificativas)
·         Apresentação do Sr. D – Pois com poucas palavras ele consegue conquistar toda a turma.
·         Percepção do uso de uma metodologia “atrasada” por parte do Matt – Pois essa percepção é importante para que, como professores e detentores do conhecimento, possamos permanecer por este caminho ou mudarmos de caminhos conforme o que a turma, em que estivermos lecionando, exija.
·         Metodologia usada pelo Sr. D – Quando o Sr. D chega na escola com toda a sua metodologia diferencial, ele muda não somente os alunos, mas toda a escola. Temos que ser como este professor, que é capaz de mudar o pensamento de professores tradicionais, pensando sempre na busca de uma educação de qualidade.
·         Diálogos entre o Matt e seu filho – Pois seu filho faz com que ele repense sobre muitas de suas atitudes, e faz com que ele veja o seu pai, o Sr, Norman com outros olhos.
2.4 Momentos de maior relação com a disciplina
Quando a metodologia do Sr. D é mostrada como estratégia para se educar as crianças, fazendo com que repensemos sobre nossa postura como futuros professores, principalmente sobre o que devemos levar de nossa trajetória escolar. Devemos sempre buscar inovar as práticas educacionais tradicionais, para isso que realizamos o estágio, para levar para as escolas um pouco dos nossos pensamentos “inovadores” e diferenciais.
3. Conclusão
3.1. Opinião pessoal sobre o filme
O filme é muito legal, a história dele é condizente com a realidade, pois demonstra duas posições opostas de professores que trabalham em uma mesma escola. Mostrando que é possível termos posições diferentes de outros professores, mesmo quando essa escola é considerada tradicional.
3.2 Grau de satisfação das expectativas pessoais
Já havia assistido a este filme, porém não com essa visão e percepção. A história do filme é muito legal e real, mas é triste ao mesmo tempo, pois a morte do Sr. D, faz com que realmente tomemos a nossa profissão com prazer, pois como ele, mesmo no fim da vida, nunca desistiu de lecionar, de passar para os alunos um pouco do conhecimento que ele possuía.
3.3 Sugestões para futuras sessões.
·         Escritores da Liberdade – História de uma professora que gasta seu dinheiro para que os alunos tenham livros que possam ler;
·         Meu mestre minha vida – Assim como Escola da Vida, esse filme traz uma abordagem muito parecida.
4. Anexos
4.1 Críticas sobre o filme.
Não tenho crítica sobre ele, pois o filme é muito bom e aborda temas reais para o nosso cotidiano de professor.

Comentários

Postagens mais visitadas