CBC
SOUTO, Ângela Maria da Silva. LEAL, Leiva de Figueiredo
Viana, SOUSA, Vilma de. CBC – Língua
Portuguesa. Ensino Médio.
Resenha Crítica
O CBC propõe eixos norteadores para o ensino de língua
portuguesa, que giram em torno de questões relacionadas com a compreensão e
produção de textos, linguagem e língua, assim como a literatura e outras
manifestações culturais. E se orientam a partir dos PCN’s, trata-se portanto,
de um currículo elaborado com o intuito de ser empregado em todas as escolas
estaduais de Minas de Gerais, com a finalidade de orientar o ensino com base
nas avaliações reguladoras aplicadas pelo estado, o PAAE e o PROEB.
“A importância dos CBCs justifica tomá-los como base para a
elaboração da avaliação anual do Programa de Avaliação da Educação Básica
(PROEB) e para o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) e para o
estabelecimento de um plano de metas para cada escola. O progresso dos alunos,
reconhecido por meio dessas avaliações, constitui a referência básica para o
estabelecimento de sistema de responsabilização e premiação da escola e de seus
servidores” (p. 09).
Dessa forma, o CBC pode ser visto como um parâmetro regulador
das ações do professor dentro da sala de aula, pois é a partir dele que o
professor será avaliado quanto ao conteúdo que ensina para o aluno. Assim, este
documento é o responsável pela escolha dos objetos de ensino e aprendizagem em
Língua Portuguesa. Guiando o professor, de forma prescritiva, no que e como ele
deve ensinar a Língua Portuguesa.
“A seleção dos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa
se traduz em critérios de seleção de textos, de práticas pedagógicas de leitura
e produção de textos, e de recursos linguísticos que deverão ser objeto de
reflexão e estudo sistemático, a cada etapa de ensino. Ao selecionar textos
para estudo, é preciso ter em mente que a escola deve garantir ao aluno o
contato com textos de diferentes gêneros orais e escritos em circulação na
sociedade; adequados do ponto de vista discursivo, semântico e formal; com
níveis cada vez mais complexos de organização” (p. 17).
O CBC legitima certas práticas de ensino e aprendizagem de
Língua Portuguesa, tentando regular o trabalho do professor em sala de aula.
Esta regulação se dá não apenas no âmbito do CBC, mas também a partir de outros
documentos como os PCN’s. Sendo assim, o CBC tem como alicerce as práticas a
partir dos gêneros discursivos e suas condições enunciativas. As propostas
contidas nestes documentos partem de que a construção de sentidos pode ser
negociada e compartilhada, e transformadas nos vários discursos e textos que
circulam em nossa sociedade. O CBC, assim como PCN’s, também defendem o
desenvolvimento das competências e habilidades de uso da língua, e a reflexão
sobre tal uso em detrimento do domínio de conceitos e classificações como fins
em si mesmos.
O primeiro eixo proposto pelo CBC concerne ao que diz
respeito ao conteúdo que deve ser estudado/ensinado no Ensino Médio, tendo como
tema central a produção e compreensão textual, e são apresentados quais os
suportes textuais devem ser utilizados. Neste primeiro eixo é exigido um estudo
com base na contextualização, tematização, enunciação e na textualização de acordo com o tipo
de discurso ou de sequências discursivas que cada gênero apresenta.
O segundo eixo temático aborda a linguagem e a língua,
destacando a compreensão da língua como fenômeno cultural, histórico, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso; o reconhecimento da
língua como instrumento de construção da identidade de seus usuários e da
comunidade a que pertencem; a compreensão da
escrita como simbolização da fala; e a compreensão da necessidade da existência de
convenções.
O terceiro eixo tratado no CBC, trata sobre questões ligadas à
Literatura. As temáticas discutidas neste eixo estão divididas e organizadas
entre as diferentes
séries do Ensino Médio, tendo como objetivo final, que os alunos atinjam certas
habilidades, ou seja,
tendo como principal pensamento o que o aluno poderá aprender ao estudar determinado
conteúdo.
Outra questão abordada pelo CBC diz repeito a avaliação, com
este item o professor pode repensar sobre sua prática docente, criando novas
formas de trabalho, ajustando-a ao processo de ensino-aprendizado. A escola
também recebe uma orientação sobre quais ações educativas são
mais importante, ou quais são as que realmente funcionam na prática, e colocam que a avaliação
deve ocorrer antes, durante e depois o processo de ensino e aprendizado dos
alunos, fazendo com que o professor e a escola estejam antenados com as
dificuldades apresentadas pelos alunos.
O CBC valoriza o uso de “fichas”, para isto é citado o método
proposto por Armstrong, que
permite ao aluno escolher como deseja ser avaliado, demonstrando o que
deseja fazer em
relação aos conteúdos já ensinados e às situações do seu dia-a-dia. Outra proposta de “ficha” é
apresentada, baseada na proposta de Campbell e Dickinson, onde é sugerida a avaliação dos
valores e atitudes em linguagem – leitura e escrita – dentro e fora da escola,
analisando, amplamente, o
desempenho, os interesses
e os
hábitos dos
alunos.
Finalizando, o CBC apresenta um tópico referente a
auto avaliação, que é uma ferramenta bastante utilizada, e que permite ao
aluno se apropriar
de forma consciente dos
conhecimentos adquiridos, identificando suas próprias dificuldades,
percebendo pontos
que podem ser melhor aprendidos. Outra forma de aprendizagem é o portfólio, onde o aluno pode fazer anotações
individuais sobre seu crescimento em cada etapa do trabalho, podendo revê-las, medindo, assimm seu desenvolvimento escolar.
Para a auto avaliação também é proposta uma
ficha, baseada nas teorias de Campbell e Dickinson, que pode ser preenchida,
retirando informações contidas, por exemplo, no portfólio. Dessa maneira, cabe ao professor saber utilizar estas
ferramentas, e o mais importante, como utilizá-las de forma a garantir um
ensino de qualidade para os seus alunos.
Logo, o currículo precisa ser negociado conforme as reais
possibilidades dos professores, oferecendo a estes condições de formação
frequente. Somente dessa maneira será possível fazer funcionar, de maneira
realmente considerável e significativa, as práticas requeridas pelo CBC e por demais
documentos de iniciativa governamental.
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