CBC
SOUTO, Ângela
Maria da Silva. LEAL, Leiva de Figueiredo Viana, SOUSA, Vilma de. CBC – Língua Portuguesa. Ensino Médio.
Fichamento
1. Razões para o Ensino Médio
Objeto de estudo: a linguagem. Ela se mostra diferentes aos olhos do
observador, dependendo de como se faz a investigação. (...) nossos pensamentos
e representações são feitos de palavras se constroem ou na interação
contextualizada com o outro, ou no diálogo interno com outros discursos também
feitos de palavras.
2. Diretrizes para o Ensino da Disciplina
O aluno já utiliza a língua portuguesa cotidianamente. Isso significa que
ele já domina pelo menos umas das variedades da língua, o ensino deve partir de
seus conhecimentos intuitivos de falante da língua. Cabe à escola levá-lo a
expandir sua capacidade de uso, estimulando o desenvolvimento das habilidades
de se comunicar em diferentes gêneros de discursos, sobretudo naqueles do
domínio público que exigem o uso do registro formal e da norma padrão.
3. Critérios de Seleção de Conteúdos
A seleção de textos para o ensino de Língua Portuguesa deve partir de práticas
pedagógicas de leitura e produção de textos, e de recursos linguísticos que
deverão ser objeto de reflexão e estudo sistemático, a cada etapa de ensino. Ao
selecionar textos para estudo, é preciso ter em mente que a escola deve
garantir ao aluno o contato com textos:
·
de diferentes gêneros orais e escritos em
circulação na sociedade;
·
adequados do ponto de vista discursivo,
semântico e formal;
·
com níveis cada vez mais complexos de
organização.
Eixo Temático I – Compreensão e Produção de
Textos
Tema 1: Gêneros
Comporta quatro subtemas, correspondentes às operações que realizamos
para produzir sentido, isto é, para compreender a para produzir textos orais e
escritos: contextualização, tematização, enunciação e textualização.
·
Operação
de Contextualização
Contextualizar
é reconhecer a situação comunicativa de interação verbal – quem fala e para
quem fala. Para tanto, é preciso considerar que um texto não envolve
apenas interlocutores empíricos, mas também a construção de imagens que esses
interlocutores fazem de si mesmos e dos outro.
·
Operação
de Tematização
Tematização é a operação de responder a uma pergunta essencial: O
texto fala de quê? Qual é o tema do texto, assunto ou tópico discursivo?
·
Operação
de Enunciação
Em muitos textos, o locutor se
representa, referindo-se a si mesmo por meio de formas verbais e pronomes de 1ª
pessoa, ou se deixa perceber nas modalizações
do discurso. Às vezes, representa seus(s) alocutário(s) por meio de construções
ou pronomes de 2ª pessoa.
·
Operação
de Textualização
Textualizar é organizar sequencialmente o conteúdo
temático do texto, sempre considerando o gênero textual, o suporte de
circulação, o destinatário, os objetivos comunicativos, os posicionamentos
enunciativos dos locutores frente ao tema.
Tema
2: Suportes Textuais
Eixo Temático II – Linguagem e Língua
Consiste em organizar unidades temáticas em torno de seus
tópicos, sendo elaboradas pelo professor, que deve levar em conta os
conhecimentos prévios e as necessidades de seus alunos. Elas deverão permitir a
reflexão sobre os usos da língua de forma crítica e contextualizada e requer o
planejamento de um momento especifico para serem estudadas.
Eixo Temático III – A Literatura Brasileira
e outras Manifestações Culturais
Tema
1: Temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações
culturais
Para cada um dos tópicos desse tema, sugere-se a elaboração de uma
unidade temática, que reúna textos de autores representativos da literatura
brasileira e outras manifestações culturais em torno do assunto (pintura,
escultura, música, cinema...).
Tema
2: Estilos de época na literatura brasileira e em outras manifestações
culturais
Propõe-se uma visão geral dos estilos de época na literatura
brasileira e em outras manifestações culturais.
4. Avaliação
A avaliação deve ocorrer antes,
durante e após o processo de ensino e aprendizagem. Quando o aluno é avaliado permanentemente,
o professor pode captar o desenvolvimento do aluno no decorrer do tempo,
evitando, assim, situações que não podem ser revertidas. (...) A autoavaliação
é uma oportunidade para o aluno se apropriar conscientemente dos conhecimentos
e dos processos desenvolvidos para adquiri-los. Monitorar processos de
aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, identificar as próprias
dificuldades e sucessos pode levar aquele que aprende a livrar-se de ideias
preconceituosas.
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