Indignação!!!

Moro na cidade de Mariana, trabalho na cidade de Ouro Preto...
Para quem conhece ou para quem não conhece, com certeza já ouviu falar dos grandes morros que existem na cidade, além de escutarem ouvir falar também dos famosos paralelepípedos e ruas de pedra que são uma total desconsideração com os cidadãos.
Não sei muito bem sobre esse lance de Direitos e Deveres do Cidadão, mas eu seiq ue nós temos o direito de ir e vir. E independente de onde for. Mas eu gostaria de saber se esses direitos e deveres mudam para as pessoas portadoras de deficiência.
Digo isso porque certo dia, estava eu debruçada na janela da minha sala, não estava fazendo nada, mas se aparecesse alguém eu deveria estar no meu lugar. Pois bem. Estava olhando a rua, admirando o dia, aí olhei pra baixo e vi um homem de aproximadamente 40 anos em uma cadeira de rodas, ele estava se esforçando ao máximo para conseguir empurrar a sua cadeira sozinho. E ia forçando as rodas, quase em vão. E na rua iam e vinham pessoas, elas olhavam e nada faziam. Podem perguntar porque ele não foi para a calçada, mas pra quem não conhece aqui, a cidade quase não tem calçada, quando tem, estão cheias de buracos ou com rampas para a entrada e saída dos carros. Voltando. Todos passavam e ninguém o ajudava. Nessa hora me bateu uma vontade de descer e ir ajudá-lo, mas e se chegasse alguém?
O meu telefone tocou, eu fui atender. Quando voltei, cerca de 2 minutos depois, um senhor, que é dono de quase todas as casas do quarteirão, estava empurrando a cadeira desse homem. Aí eu pensei: "Homem bom, por isso conquistou tudo o que conquistou."
Daí então eu comecei a refletir sobre esse assunto, será que o IPHAN tem mais força que os DIREITOS DO CIDADÃO? Até onde essa história de preservar a história pode ir?
Será mesmo que pedras nas ruas mostram a história da cidade? Se eles tiram e colocam esses paralelepípedos sempre, pra qualquer obra, pra fazer quebra-molas... Será que faria tanta diferença pra esses turistas que passam por aqui todos os dias se as ruas fossem asfaltadas ao invés de serem de pedra? Em que isso mudaria a história de Ouro preto?
Creio que assim como todas as pessoas que detem de qualidade físicas que possibilitam o transitar nessas cidades históricas, agora incluo qualquer outra, Tiradentes, São João Del Rei etc., os deficientes físicos também têm esse direito!
Indignação... Essa é a melhor palavra que encontrei para designar essa falta de interesse pelos Direitos do Cidadão!

Comentários

Leandro disse…
ola te vi na comu no orkut to comentando aqui blz.naum pra pra seguir vc porque seu linck de seguidores naum esta aparecendo

arruma ai e comenta no meu blog que vc arrumo que venho de novo
e sigo seu blog.
segui o meu se puder ok


[red][b]Convido Voce para conhecer meu blog

de Tecnologia.

http://futuroeletronico.blogspot.com/

muito obrigado bjoss
Thales Henrique disse…
estou te seguindo obrigado pela visita.
http://publicidadepublicando.blogspot.com

Postagens mais visitadas