AMI - ZADE

Desde domingo que venho matutando umas coisas com relação à AMIZADE, pode ser que quanto a ela, eu também tenha conceitos diferentes, ou pode ser que outras pessoas não saibam exatamente o que é AMIZADE e por esse motivo acabam comprometendo e até mesmo destruindo uma AMIZADE verdadeira. A uns dois textos, eu me referi a considerações: Amizade verdadeira só se for de infância... Ah, foi alguma coisa do tipo, pois então, volto a tratar disso, mas de forma mais superficial.
O que me levou a escrever sobre isso, foram meus próprios "amigos", na verdade os que eu julgava amigos, e que se mostraram, se posso dizer assim, algozes. Não sou santa, nem digo que eu não tenha proporcionado uma "cama" perfeita para que isso acontecesse, o caso é que o que aconteceu foi uma situação totalmente fora do normal, e que com certeza não necessidade nenhuma de ser descrita aqui, a final, ainda há de haver segredos entre o escritor e o leitor.
Minha intenção nesse texto de hoje é simplesmente raciocinar, porque escrevendo penso melhor nas coisas, pode ser que tenha demorado demais a fazer isso, mas estava revendo algumas coisas na minha cabeça, e procurando razões o suficiente para esclarecer o fato, cheguei apenas duas conclusões, eis o porque de "apenas": 1ª conclusão: Nunca confiar plenamente em "amigos virtuais"; 2ª conclusão: Amigo que é amigo confia e sempre dá uma chance de esclarecimento. "Apenas" foi usado propositalmente, porque muitas razões podem ter sido encontradas, mas apenas essas duas esclarecerão as idéias contidas no corpus do meu texto.
Convenhamos que fazer amigos nos dias de hoje é muito fácil, mas se remetermos A HISTÓRIA, é possivel lembrar de uma frase muito famosa, não me lembro de qual filósofo, mas é assim: "O homem é lobo do próprio homem". Frase pesada, mas que se pararmos e pensarmos em todas as situações que passamos na vida, essa frase se torna recorrente, em algumas situações pode não parecer, mas é exatemente o que acontece, quando prestamos algum concurso, vestibular, ou qualquer coisa que necessite de estudo, que vai gerar alguma gratificação ao final, ou algum crescimento profissional, pessoal ou psicológico. Quando há concorrência de qualquer tipo, sempre há alguém tentando se dar melhor que o outro, e não importa quais serão as armas usadas para se conseguir isso. E nessas horas, AMIZADES antes julgadas verdadeiras, vão por água abaixo. Se perdem nas disputas, nas mentiras, nas desconfianças.
Uma coisa que prezo e demais na minha vida, são meus amigos, são aquelas pessoas que estão sempre ao meu lado, que me aconselham, que me escutam, que brigam comigo dentro dos limites de uma AMIZADE, são aquelas pessoas que quando eu erro, sempre me deixam explicar, e que quando não têm certeza do meu erro, não chegam com 100 pedras nas mãos para me atacar. São aquelas pessoas que conversam, não gritam. São aquelas pessoas que pedem explicação, não julgam. São aquelas pessoas que escutam, não tapam os ouvidos. São aquelas pessoas que desejo que permaneçam junto de mim sempre. São aquelas pessoas que são sinceras comigo e que eu sou sincera com elas. São aquelas pessoas que eu não necessito de mil mensagens ou mil palavras para poder me redimir, para poder pedir perdão, porque às vezes nem isso é necessário. Às vezes as desconfianças, as distâncias, os acontecimentos, às vezes coisas pequenas ou coisas grandes afetam o andar da carruagem. às vezes uma pedra foi achada no caminho, às vezes colocaram uma pedra no caminho, mas tudo passa, tudo sempre passa. Mas para algumas coisas o PRA SEMPRE é de verdade, não é como dizer que "O pra sempre sempre acaba", nem tudo tem um fim.
Também não estou afirmando que amizades abaladas são amizades extintas, mas amizade verdadeira não dá mais pra ter. Coleguismo sim, AMIZADE, não. Pelo menos pra mim. Mas também não viro as costas caso precisem, como acho que fariam comigo. Mas em uma amizade, palavras cortam mais do que navalha. Como se diz: "Corta aqui". Brincadeira entre amigas quando uma faz ou fala algo que "magoa" de forma leve a outra. Digo magoar, mas essa não é e nunca será a palavra exata para essa colocação. Fui infeliz. Mas quando se diz isso, não é uma coisa séria, mas em alguns casos, quando se corta a AMIZADE, nada disso é necessário ser dito, certas palavras, certos tons, certos atoa, apenas isso é capaz de demonstrar quando uma amizade acabou. E pra mim, não é necessário dizer "ACABOU", apenas palavras afiadas e inesperadas, ditas por uma pessoa inesperada, só isso é capaz de destruir uma amizade em minha vida. E se antes dessas palavras havia esperança da reconciliação, da explicação, do conserto...Depois dessas palavras, para mim é PRA SEMPRE, não tenho mais vontade de conversar, de ver, de explicar, de compreender, de ter de novo em meu circulo de amigos. Não necessito de falsos amigos, porque de INIMIGOS devo estar cheia.

Comentários

Postagens mais visitadas