Ouro Preto: Selva de Pedra

        Passando por Ouro Preto nesse fim de semana, deu aquele estalo: Vou escrever sobre essa cidade, já escrevi sobre Ouro Preto...Mas sobre esse fato, ainda não.
       Já havia tempos que eu vinha percebendo essa tendência, desde que eu trabalhei na cidade e todos os dias passava no centro e me deparava com inúmeros turistas de todos os lugares do mundo e do país de também. A tendência da qual eu falo é a respeito da diferenciação que se pode fazer entre os turistas estrangeiros e os turistas brasileiros. Simples, basta perceber a roupa que cada um deles está usando. 
     Quem já teve a oportunidade de visitar a cidade de Ouro Preto, e que é brasileiro, provavelmente, colocou uma roupa normal para ir até a cidade, quando falo roupa normal me refiro a roupas que você usaria em sua cidade para fazer qualquer passeio, uma roupa com a qual você se sinta à vontade, pois bem, assim eu diferenciava os turistas. Os estrangeiros, em sua grande maioria, se vestem com roupas de fazer safári, bermudas ou calças em tons mortos, tipo o cáqui, o bege, o verde escuro (morto), azul;  blusas em tons como o creme, o branco, amarelo e azul bebê; tênis ou bota de fazer trilha; e chapéu de safári (são alguns poucos que o usam, mas já vi muitos). Particularmente, roupas assim, eu usaria para uma caminhada n a floresta, para fazer uma trilha ou um esporte de aventura, não para andar em uma cidade como Ouro Preto!!!
        Não estou colocando aqui algum tipo de preconceito, nem estou esteriotipando os turistas estrangeiros, estou falando sobre moda!!! Sobre tendências.
       Assim veio-me o pensamento: O que é dito sobre Ouro Preto ou mesmo o Brasil, quando estudantes estrangeiros estudam a história do mundo? Será possível que até hoje algumas pessoas realmente acreditem que o Brasil é um país sem lei, sem fronteira, sem civilização? Certa vez conheci uma menina do Alaska que me disse que achava que iria chegar ao país e ver um monte de gente andando pelada nas ruas, porque ela aprendeu na escola que no Brasil havia índios e que eles andavam nus! Pô!!Nem os índios estão andando nus mais!!! Trata-se de um monte de desencontros desafortunados desses que ensinam a História, e de uma mente pequena de certos turistas por acreditarem que todo o mundo se desenvolveu e mudou, menos os países subdesenvolvidos, categoria esta em que o Brasil não mais se encontra. Aí sim eu diria que há certo preconceito, porque como um país permaneceria na mesma em 500 anos de história?
Cada um tem sua história seu desenvolvimento, uns cresceram às custas de outros, e mesmo assim acreditam que eles são os "bambambans" da modernidade.
       Ouro Preto é uma selva de pedra!!!É um lugar que esqueceu de mudar...Onde o desenvolvimento não chega para preservar a história!! Mas as pessoas se desenvolvem, mudam-se, achegam-se. Trazem novas coisas para a cidade, desfaz certos estigmas, constroem outros. E assim a cidade segue sendo uma cidade tombada pelo patrimônio cultural do MUNDO!!! Ouro Preto não pertence ao Brasil, mas ao mundo!!!Ouro Preto não é dos ouro pretanos, é de qualquer um... Ouro Preto não é uma terra sem lei, ou sem fronteiras, tem suas particularidades, sua história, seu ouro!!!
        E aos turistas que um dia visitarem Ouro Preto, se forem brasileiros, reparem os estrangeiros...E se forem estrangeiros, reparem as vestimentas de todos os turistas, você vai ver quem é brasileiro, e quem, assim como você, veio de longe pra conhecer essa Selva de Pedra!!!

Comentários

disse…
sou louca para conhecer ouro preto *___*
Unknown disse…
Olá, passando pra conhecer teu blog, e gostei..mas posso te falar uma coisa, eu tive dificuldade em ler seu texto por causa da tipologia da letra, fica meio confuso....
Passa no meu blog depois pra ver o
(Video Novo) Make Colorida Verde e Roxo para o verão. Siga que eu te sigo tb!!!!
http://youtu.be/UF0HgyH7e4c
www.makeolatras.blogspot.com.br
Bjsss =]
Variável mente disse…
Olá Bia...Vlw pelo toque da letra...Mudei...=) Já estou t seguindo

Postagens mais visitadas