Ela se foi

 A morte, embora seja a única certeza que todos nós temos, que irá acontecer, ela sempre nos pega de surpresa. Não importa em qual momento da vida que ela nos visita.

Amanhã, 22/09, fará 1 mês que a minha avó morreu. Dia de 23/09, completará 2 meses após a comemoração pelos seus 91 anos de vida!

Ano passado a minha avó completou 90 anos, e depois de tantas brigas e confusões, conseguimos decidir e organizamos uma festa de 90 anos linda, e o mais importante, com todas as pessoas que minha avó amava, e que a amavam também.

Em agosto de 2018 a morte visitou 2x a minha família. É até engraçado pensar que dois irmão da minha avó morreram no mês de agosto. Um deles tinha paralisia cerebral, e minha avó cuidou dele por toda a vida. A irmã dela faleceu no principio de agosto, e 15 dias depois este irmão morreu, mais precisamente no dia 21 de agosto!

E dois anos depois a morte visitou a nossa família, e levou embora, de forma abrupta, a pessoa responsável por nos manter unidos. Escrevo isso, mas espero de coração que isso não seja verdade. Porque quero que minha família continue unida, que continue se reunindo pra fazer as coisas... E que as memórias e lembranças da minha avó estejam sempre presentes.

Dizem, e acredito que é verdade, que a morte é mais fácil de aceitar quando a vida nos prepara pra isso. É mais fácil você aceitar a morte quando a pessoa está doente, quando a pessoa está sofrendo... Então todos dizem: descansou. Mas quando não há doença que a justifique, a gente pergunta: porque. É comum procurarmos culpados, afinal ainda não estava na hora. 

Deus escreve certo por linhas tortas... Mas quem foi o ser humano que chegou a esta conclusão? Será que a morte da minha avó estava nas linhas tortas? Ou será que era o certo e a forma como foi era a linha torta? Acredito sim que cada um tem o seu tempo aqui na terra, e infelizmente o tempo da minha avó acabou. Estranho é como a vida lhe dá sinais de que a morte está vindo... São tão banais, às vezes, que ninguém percebe... E às vezes a gente só precisava dar mais ouvidos, enxergar melhor, pra ver que ela está gritando que está chegando.

Pode ser que a morte não queira vir, e que por isso ela dá sinais... É um não que a pessoa diz, são visitas loucas e de surpresa a pessoas que fazem e fizeram parte de sua vida... É uma forma da vida, ou da morte, lhe dar a chance de se despedir. E quem sabe de encontrar alguém que não deixará chegar.

Penso que a maioria das partidas poderiam ser evitadas. O homem adianta a vinda da morte... O homem chama a morte... O homem provoca a morte. Alguns gritam: "Eu tô aqui, venha me pegar!". Lembrei-me agora de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Pra quem não assistiu, para os novinhos que lerem este texto, assistam toda a saga... Você não se arrependeram! Mas enfim, eu me lembrei do filme por causa das três relíquias... E a única que de fato enganou a morte foi o manto da invisibilidade! O homem que o conseguiu viveu uma vida longa e feliz... E partiu já idoso e cansado... Ele optou por descansar... Ele escolheu descansar naquele momento em que retira o manto.

A morte ainda vai nos visitar, mas espero que seja muitoooo, mas muitoooo distante do hoje. E espero que quando ela quiser vir, que ela nos dê sinais, e que sendo possível, que a gente consiga enganá-la... Na verdade não enganá-la, mas driblá-la. Mesmo sendo a única certeza que temos na vida, nunca estaremos preparados.

A minha avó partiu. Aqui, ficaram quase todos os que a amam, porque alguns já se foram, ou eu diria muitos? O que me conforta é saber que ela está num lugar bem melhor que este. Ela pode guardar a sua armadura de mãe de 11 filhos. Que cuidou por anos de um irmão deficiente. Que ajudou a cuidar de um filho que se tornou deficiente após um acidente. Que cuidou e apoiou uma filha que descobriu um câncer. Que ajudou uma filha a criar os 5 filhos!! Ela pendurou a sua armadura e se foi. E só espero que a força dela permaneça com a gente pra sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas