As Crianças e a Política

Ontem estive em minha cidade para uma consulta médica. Quando estava indo embora avistei 3 meninas de mais ou menos 10 anos cada uma. Elas falavam alto, aí comecei a prestar atenção à conversa delas. Não que isso seja legal, mas o único motivo pelo qual eu resolvi escutar foi: "Elas falavam de POLITICA!"
Poxa, quando eu tinha 10 anos eu brincava de boneca, sabia de politica, adorava pegar os santinhos dos candidatos, mas pouco me importava quem eram os candidatos e a que eles estavam se candidatando.
Essas garotas sabiam exatamente quem era quem, e quem estava concorrendo a que cargo politico!
Eu comecei a escutar a conversa a partir do:
PS: Pra ficar mais fácil darei nomes às garotas. Maria, Joaquina e Joana. Sendo que a Maria era a mais alta, então deduzi que fosse a mais velha (*)
Joaquina diz:
"Em quem eu vou votar? Aércio ou Itamar?"
Maria interrompe:
"Mas você pode votar nos dois!"
Joana diz:
"Eu vou votar no Anastasia!"
Maria mais uma vez:
"Ô sua burra! Anastasia é pra governador de Minas! E tem os presidentes Serra, Dilma e Marina, mas eu vi na televisão que tem outros candidatos também, mas eles não aparecem."
Joaquina:
"Então eu vou votar no Aércio, no Itamar, no Anastasia e na Marina!"
Aí eu passei e deixei as 3 pequenas com o papo delas de politica.
Eu não curto muito politica. Gosto de escrever sobre, criticar, pensar... Mas esse lance todo de processo politico, sinceramente, não me interessa.
Eu moro em uma cidadezinha do interior de Minas. Com 10 anos eu ficava brincando na rua. Horário politico eu nem assistia, como ainda faço hoje. Eu queria só saber de brincar, e se estava com minhas amigas eu conversava sobre outras coisas, como qual roupa colocaria em nossas barbie, qual jogo jogaríamos e qualquer outra coisa, menos politica!
Chegando em casa resolvi comentar com as meninas que moram comigo sobre o fato ocorrido, comentei com as 3 que cursam Serviço Social na UFOP, são calouras. E uma delas disse:
"Que bom!Isso mostra que a gente ainda pode ter esperança! Quantos adultos não querem saber de politica, essas meninas discutindo sobre politica?"
Não havia pensado por esse lado, mas realmente é verdade. Eu não me preocupo com politica, nós adultos temos na cabeça o seguinte: Não discutimos nem politica, nem religião nem futebol. E fazemos disso uma regra e quem a quebra acaba entrando em uma discussão sem fim, e aquelas meninas nem se preocuparam com isso. Elas simplesmente disseram em quem elas queriam votar. Fizeram da politica uma coisa tão simples que elas podiam transformá-la em mera brincadeira de criança.

Comentários

Postagens mais visitadas