Em meio ao caos do Covid-19

Pois é. São três anos sem escrever. São três anos sem nem ao menos entrar no meu blog. Eu confesso que entrei em um período de latência desde que me convenci que escrevia pra fugir do mundo em que eu vivia. Eu fiquei retraída, com medo de me afundar nas palavras e deixar de viver. Então hoje estou aqui. E escrevo pq estou mergulhada em meus pensamentos de uma forma que há muito eu não ficava.
Resolvi escrever porque sei que se eu ficar três anos sem vir aqui, quando eu vier, quero poder ler sobre este momento e pensar: é, passou. Muita gente não conseguiu, mas o mundo sobreviveu.
Vamos aos fatos: no fim de 2019 a China aperfeiçoou um vírus chamado Corona (sim, como a cerveja do Dom). Este vírus é um vírus de gripe, assim como o H1N1. O que começou como uma gripe comum, passou a matar milhares de chineses. Então ele se espalhou... No início do ano já se ouvia falar sobre ele, mas aqui no Brasil não havia nenhum caso. Veio o Carnaval. A Itália, por já apresentar alguns casos, cancelou os carnavais... Mas no Brasil, não.
Afinal, o Carnaval do Brasil é o melhor do mundo! Muitas pessoas vêm de fora para prestigiar, não poderia cancelar, o impacto econômico seria muito. E tivemos o Carnaval! E com ele, o corona! O tão gemido covid-19 chegou ao país... Como? Através de uma italiana que veio curtir o Carnaval! Ahhh e uma tal de Pugliese, que após uma viagem pela Europa, resolveu manter seu casamento... Ela estava infectada e acabou contaminando 80% de seus convidados!! Sabe qual o problema? O vírus demora cerca de 14 dias para apresentar sintomas no indivíduo! Nesses 14 dias a pessoa pode infectado muitas outras e assim tem ocorrido no mundo inteiro... A tal contaminação comunitária!
Então estamos desde o Carnaval somando casos e mais casos dessa nova doença. Temos muitos casos suspeitos, isso porque o medo tomou conta e mesmo com todas as orientações do Ministério da Saúde, muitas pessoas não levam a sério.
Segundo fato, do nos momentos de crise, que a gnt reconhece as pessoas. É normal que em meio ao caos, a necessidade de estocar suprimentos fale mais alto que a razão. Vemos prateleiras de supermercado vazias! Pessoas estocam deve mantimentos a produtos de limpeza! O álcool em gel, eficaz para matar o vírus, subiu cerca de 500% nesta crise! E o pior, poucas pessoas compraram muito! Falta empatia! Vemos brigas em supermercado. Casos. As pessoas enlouquecem.
Estamos em quarentena. Não todos. Mas a maior parte. Pediram pra evitar aglomerações. Cancelaram shows. Fecharam o comércio. Mas mesmo assim um shopping em um determinado Estado, foi capaz de criar uma promoção onde todas as mercadorias estavam a 50%. Resultado: shopping lotado!! Caos.
Terceiro fato: estamos caminhando para um colapso econômico inimaginável desde a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1.929 e que resultou na 1ª Guerra Mundial (coincidência? Acho que não). A bolsa de valores marcaram quedas exponenciais, mas a bolsa de valores da China, mesmo apresentando queda, conseguiu se manter. O restante, não.


A bolsa vem demostrando, atualmente, certa melhora após incentivos fiscais ao redor do mundo. Consolidado a isso, temos o comércio fechado, desde lojas de artigos à lanchonetes locais e o McDonald's! Hospitais, supermercados, farmácias... Seguem abertos. São máscaras, luvas e álcool em gel! Pessoas em casa, sim trabalhar. Donos de comércio sem saber como farão pra pagar suas contas, seus aluguéis. Autônomos sem conseguirem produzir. Caos. Medo. Incertezas. E em meio a isso, nosso (não) digníssimo presidente Bolsonaro, cria uma MP autorizando os empresários a não pagarem os salários dos funcionários por 4 meses!! Vergonha! Mas o povo protestou. Sim... Houve protestos mas redes sociais. Não foi preciso passeata, panelaço... O povo protestou e conseguiu. O ridículo presidente voltou atrás e cancelou a MP. Loucura. Insanidade.
Fato quatro: eis o real motivo de eu estar escrevendo. Ontem, em meio a hashtag's #quarentena #ficaemcasa, a pedidos dos profissionais de saúde e de serviços essenciais pedirem e fazerem campanha para que todos fiquem em casa, a orientações da OMS, Ministério da Saúde e afins propagarem a quarentena para evitar o contágio, o presidente que a maior parte dos brasileiros elegeu, faz uma aparição pública dizendo que a quarentena é bobagem. Que as escolas e comércios podem voltar a funcionar. Que a quarentena em massa é exagero, pq 90% das pessoas não terão nada e que basta não contaminar outras pessoas do grupo de risco (idosos e portadores de outras coisas). Vergonha. O presidente ir a público e dizer tamanhas barbaridades. Vergonha dos brasileiros. Imaginem a visão de outros líderes políticos? Imaginem o Trump pensando: ele é mais louco do que eu! No Brasil não tem terremotos, guerra... Mas tem uma anta no governo!
O que passou na cabeça dele? Não sei e nem quero saber. Mas gostaria de saber como os eleitores que votaram nele estão se sentindo. Será que há um pesar? Uma culpa? Um sentimento de vergonha ou arrependimento?
Fato cinco (e último): eu acredito que sairemos dessa. Eu acredito que Deus está olhando por nós. Eu tenho fé, eu acredito em Deus... Estamos colhendo frutos do que plantamos? Estamos. Mas Deus está olhando por nós. Não irmos um rir desta situação, mas depois da tempestade sempre vem o dia bom! Pode não ser amanhã, ou semana que vem. Mas sairemos dessa, e sairemos mais fortes do que quando entramos. Porque em meio ao caos do Covid-19 estamos aprendendo a resignificar muitas coisas. Estamos nos reconectando às famílias. Estamos aprendendo a dar valor a uma ida ao supermercado, a fazer uma caminhada, a fazer um passeio ou ir a academia. Planos que dizíamos nunca ter tempo para realizar e que agora temos tempo e não podemos fazer. 
Voltarei aqui e escreverei, porque muita coisa vai mudar e muita coisa já mudou! E eu termino com a hashtag de uma amiga: #oladobomdocoronavirus, partir por mais difícil que seja ver, o Covid-19 tem seu lado bom. Qual é o seu?

Comentários

Postagens mais visitadas