Envelhecimento...

Ao refletir sobre todas as fases da vida, de uma forma meio desconcertada, meio louca e um tanto imatura, mas que qcrescenta e muito no conhecimento entendimento das mudanças que ocorrem na vida de qualquer pessoa.
Segundo a psicologia a vida é dividida em 3 fases: 1ª do nascimento aos 7 anos, 2ª dos 7 anos aos 12 anos, e 3ª dos doze ao resto da vida, necessariamente, a pessoa teria 3 fases de mudanças perceptiveis, mas será que essa subdivisão é realmente exata??Creio que seja muito subjetivo, as mudanças na vida de uma pessoa podem acontecer a qualquer momento da vida, quando menos se espera algum acontecimento externo a ela pode fazer com a vida, o mundo, a estrutura comportamental mude totalmente.
A pessoa simplesmente envelhece. Você passa a olhá-la e vê uma pessoa diferente, não reconhece que seus olhos encontram, não é o rosto que muda, não é a feição que desaparece, mas sim o brilho dos olhos, a meiguice e incocência de criança. O jeito brincalhão... O medo... A vergonha... As coisas passam a ser diferentes de um jeito diferente. Trata-se do envelhecimento da alma, perde-de o espírito, a áurea enfraquece...O mundo deixa de ser o mesmo apenas pra quem sofreu essas mudanças, ás vezes são imperceptíveis...
O sentimento de mundo revolta-se, perde-se a alegria, o dom de fazer certas coisas, mas basta um incentivo que as coisas podem começar a se encaixar, mas não recupera-se a mocidade. É estranho todas essas coisas...Uma pesssoa pode ter 60 anos e viver como um adolescente, ou pode ser um adolescente e viver como um velho...Envelhece-se quando se perde a esperança, quando se perde alguém, ou quando simplesmente se resolve esquecer-se de si e permear em um terreno infértil de qualquer sentimento ou crescimento moral.
Envelhece-se quando "as idéias não correspondem aos fatos", quando se quer mais do que se tem e se pode menos do que se quer... É como se se perdesse em um caminho, que parasse em uma bifurcação e não se soubesse para onde ir, aí o tempo passa e você permanece ali, parado, atônito, sempre esperando, sempre indagando, falta-se força para se levantar, o tempo interior corre rápido demais... As coisas passam e a pessoa perde tudo, perde momentos, perde pessoas, perde olhares, perde experiências, e na falta de experiências, envelhece-se mais, envelhece-se a alma, não o corpo, envelhecem-se os olhos, não a vida.
A pessoa se entrega aos condicinamentos da sua existência.
Não se deve esperar demais...Não se deve cobrar-se demais...Deve-se apenas viver...E viver sabendo que nem tudo é azul...Que nem todas as coisas vão acontecer no tempo certo...Que nem todo mundo é perfeito e que não se é perfeito em síntese alguma....Viva...Simplesmente VIVA...

Comentários

Postagens mais visitadas